Como montar a lista de convidados do casamento

2016_02_10_2118220000_ed8d6cca-d03b-11e5-84f5-22000afc9c46edit4

Criar a lista de convidados do casamento é uma tarefa tensa, ainda mais para o casal que prefere uma celebração mais íntima. O orçamento não pode estourar, mas também não podem faltar algumas pessoas nesse dia tão importante. Por isso, preparamos várias dicas para você organizá-la da melhor forma possível!

Antecedência na lista é tudo

Uma lista bem planejada é essencial para que tudo ocorra bem no seu casório. Primeiro porque, a partir dela, você poderá escolher o espaço para realizar a cerimônia, além de saber exatamente a quantidade de comidas e bebidas para a ocasião. Além disso, evita certos probleminhas de relacionamento, principalmente com parentes e amigos. E ninguém quer desentendimentos nesse momento, não é?

A lista deve ser definida com uma certa antecedência. Se for no começo dos preparativos, melhor ainda! Além da quantidade certa de comida e bebida, é preciso conforto para todos aproveitarem ao máximo o evento. Lembre-se que um local muito apertado e sem lugares para seus convidados é inaceitável nesse tipo de ocasião, assim como um ambiente muito espaçoso e com poucos convidados não fica bacana.

Começando

Se o orçamento está bem enxuto, o primeiro passo é definir a quantidade exata de convidados. Pode ser 50, 100 ou 150. Ah, importante saber que o número tende a aumentar, principalmente quando temos muitos amigos em um relacionamento ou com família formada. Por isso que estabelecer a quantidade é um bom passo para então escolher os convidados. Depois, comece pela ordem de importância das pessoas, no sentido mais afetivo. Sim, isso inclui amigos e familiares mais próximos. Após estabelecer os nomes (sempre em lista diferentes e em ordem alfabética), lembre-se dos parentes mais distantes, colegas de trabalho e amigos dos pais, por exemplo. Você até que gostaria de chamar todos, mas não é possível. Então concentre-se nas pessoas com mais ligação. Se você fechou a lista e ainda sobrou uma quantidade de nomes a adicionar, revise-a, pense se não está esquecendo de alguém mais próximo e aí sim, considere acrescentar pessoas conhecidas, começando pelos familliares e depois os colegas.

Faça uma lista juntinhos

Provavelmente você tem muitos parentes e amigos, assim como seu parceiro. Por isso, uma boa dica é fazer a lista juntinhos, com cada um incluindo as pessoas mais especiais. Isso dispensa aquelas listas extensas de cada um. O importante é ter foco e se ligar na quantidade exata de convidados, principalmente quando há um orçamento em jogo.

Evitando constrangimentos

Alguma vez na vida você já ouviu alguém reclamando que não foi convidado para o casamento de fulano, que achou falta de consideração, etc? Isso acontece bem mais do que você imagina e é um problemão. Mas agora que você está planejando seu casamento, é preciso ter em mente que esse tipo de situação pode ocorrer. Pode ser que seu amigo tenha uma nova namorada, ou aquela sua amiga tenha um ficante, ou seus pais tenham amigos, ou você tenha colegas de faculdade e trabalho. Com o orçamento fixo, é preciso ter cautela ao convidar. Portanto, convide apenas pessoas especiais e importantes na sua vida e na vida do seu parceiro. Nunca chame alguém por obrigação e não se culpe por isso.

Para evitar certa saia justa, se o seu casamento for com poucos convidados, não comente sobre os preparativos com as pessoas que não irá chamar. Também evite comentar no seu ambiente de trabalho, se não for convidar seus colegas. Na faculdade, a mesma coisa. Já no caso de um amigo com um relacionamento recente, converse e explique a situação sobre o orçamento limitado, mesmo que você corra o risco da pessoa não comparecer, já que está sem o parceiro. Certamente, com a proximidade e afeto, ele entenderá a questão e irá respeitar a sua opção. No caso dos pais com amigos, se possível, limite uma quantidade de amigos para o evento. Se não tiver jeito, uma conversa já é o bastante para que eles compreendam a sua decisão. A festa é dos noivos e, portanto, as pessoas entenderão.

Sempre conte com RSVP

Esse serviço é uma excelente opção e pode ajudar bastante na confirmação dos convidados. Para quem não sabe, o RSVP é uma sigla em francês que significa Répondez S’il Vous Plaît, ou seja, Responda Por Favor. Por ele, é possível saber de forma bem real a quantidade de pessoas confirmadas para o grande dia. Isso é muito bom para evitar desperdícios ou até mesmo a falta de alguma coisa.

Que tal pôr em prática as dicas? Comece já os seus preparativos para o grande dia!

 

Texto: Quero de Casamento